sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

The Velvet Underground And Nico (1967): Sexo, SM, Drogas e Rock'n'Roll


Venus In Furs - The Velvet Underground (Lou Reed)

Shiny, shiny, shiny boots of leather
Whiplash girlchild in the dark
Comes in bells, your servant, don't forsake him
Strike, dear mistress, and cure his heart
Downy sins of streetlight fancies
Chase the costumes she shall wear
Ermine furs adorn the imperious
Severin, Severin awaits you there
I am tired, I am weary
I could sleep for a thousand years
A thousand dreams that would awake me
Different colors made of tears
Kiss the boot of shiny, shiny leather
Shiny leather in the dark
Tongue of thongs, the belt that does await you
Strike, dear mistress, and cure his heart
Severin, Severin, speak so slightly
Severin, down on your bended knee
Taste the whip, in love not given lightly
Taste the whip, now plead for me
I am tired, I am weary
I could sleep for a thousand years
A thousand dreams that would awake me
Different colors made of tears
Shiny, shiny, shiny boots of leather
Whiplash girlchild in the dark
Severin, your servant comes in bells, please don't forsake him
Strike, dear mistress, and cure his heart

Tradução: Vênus em Peles

Brilhantes, brilhantes, brilhantes botas de couro
Garotinha açoitadora no escuro
Vem ao sinal do sino, seu servo, não o abandone
Golpeie, querida senhora, e cure o coração dele
Pecados aveludados das fantasias da rua
Caçe as roupas que ela deverá vestir
Peles de arminho adorna a soberba
Severin, Severin o aguarda lá
Eu estou cansado, eu estou exausto
Eu poderia dormir por mil anos
Mil sonhos que iriam me acordar
Cores diferentes feitas de lágrimas
Beije a bota de brilhante, brilhante couro
Brilhante couro no escuro
A língua da correia, o cinto que o aguarda
Golpeie, querida senhora, e cure o coração dele
Severin, Severin, fala tão superficialmente
Severin, fique de joelhos
Sinta o chicote, em amor não dado levemente
Sinta o chicote, agora implore por mim
Eu estou cansado, eu estou exausto
Eu poderia dormir por mil anos
Mil sonhos que iriam me acordar
Cores diferentes feitas de lágrimas
Brilhantes, brilhantes, brilhantes botas de couro
Garotinha açoitadora no escuro
Severin, seu servo, por favor não o abandone
Golpeie, querida senhora, e cure o coração dele

Poucos discos conseguiram fazer um contraponto sombrio ao otimismo vigente na Costa Oeste dos EUA nos anos 60 como este. Sexo, SM, drogas e rock'n'roll. Se em 1963 os Beatles cantavam inocentemente e puritanamente 'I Wanna Hold Your Hand" (Eu Quero Segurar Sua Mão) 4 anos depois, o Velvet Underground (Veludo Subterrâneo) cantava a decadência pelas drogas e o amor inocente se torna pesado com o SM.
As letras repletas de sabedoria de rua de Lou Reed apresentam um perturbador submundo ao rock'n'roll. "Venus in Furs", é uma sensual ode ao sadomasoquismo em que a sussurante viola de John Cale golpeia e estala como um chicote, numa descrição de uma dominatrix, "a garotinha açoitadora no escuro". "Heroin", é uma tomada de posição desarmante e amoral sobre drogas na qual a música se alterna entre a calma e um caótico desabafo mental. A objetividade que o disco tratava de sexo e drogas fez com que fosse banido das rádios de Nova York, as estações no resto dos EUA simplesmente o ignoraram e os crítícos o odiaram. Tudo que choca sempre é repudiado inicialmente. Pelo video original acima, pode-se ver como o VU chocava a moral puritana.
The Velvet Underground and Nico é o exemplo definitivo de como uma obra de arte pode dar origem a um culto. Inicia-se como uma mania de um punhado de malucos e vai crescendo até atingir maneirismos de religião, com dogmas, rituais, palavras de ordem, frases de efeito, vestimentas, hagiografia, templos e lugares sagrados.
O que o Velvet vendia não era só um estilo de vida, era a negação de um estilo de vida certinho. Foi quando pela primeira vez um item pop recusou-se a ser tratado como item à venda e em vez de dizer como era seu universo ideal, cogitava a possibilidade de não existir esse tipo de coisa, desde sua concepção musical, a sua capa pensada como obra de arte, uma banana fálica, que se descascava e era rosa por dentro, design do mestre da pop art, Andy Warhol.
Em vez de chamar os outros para juntar-se à sua igreja, o grupo nova-iorquino cogitava que cada um fundasse sua própria religião. De repente, sorrisos, músicas de amor e ritmos dançantes deixavam de ser a única opção no mercado de discos.
Quem ainda não conhece este clássico do rock, com uma letra sadomasoquista como Venus in Furs transcrita e traduzida acima, não deixe de baixar o álbum.


  1. Sunday Morning
  2. I’m Waiting for the Man
  3. Femme Fatale
  4. Venus in Furs
  5. Run Run Run
  6. All Tomorrow’s Parties
  7. Heroin
  8. There She Goes Again
  9. I’ll Be Your Mirror
  10. The Black Angel’s Death Song
  11. European Son
The Velvet Underground | The Velvet Underground And Nico – download (RS, ES, MU)

Por hoje é só!
Que o GADU esteja com vocês!
.'.HERR THOR.'.

Nenhum comentário: